SPACE

Case – Preparando novos graduados para o futuro dos negócios com a HPE Digital Learner

Estudo de Caso

Preparando novos graduados para o futuro dos negócios com a HPE Digital Learner

HPE POINTNEXT
16 DE JULHO DE 2021

Quando se trata de preparar os alunos para o mundo do trabalho, as universidades e escolas de negócios correm contra o relógio. A tecnologia interrompeu as práticas de negócios, forçando os institutos de ensino superior a reavaliar seus currículos e a maneira como oferecem aprendizado.

Além de oferecer programas tradicionais de graduação em sala de aula, as escolas de negócios descobriram que o aprendizado remoto é uma maneira de ajudar os alunos a adquirir as habilidades e certificações necessárias para encontrar um emprego. É também uma maneira eficiente de incentivar o desenvolvimento pessoal muito depois de se formarem.

Faculdades e universidades precisam fechar o gap entre seu currículo e as habilidades que os empregadores exigem no mercado de trabalho atual

Mudando para um Currículo Baseado em Competências

Sou Reitor da Divisão de Negócios, Turismo e Empreendedorismo e professor titular de Negócios Internacionais da Universidade Ana G. Mendez (UAGM). Minha divisão consiste em três Escolas de Negócios (uma acreditação AACSB e duas ACBSP) e uma escola de Turismo, Hotelaria e Artes Culinárias (credenciamentos ACPHA e ACF). A School of Business and Entrepreneurship (AACSB) está constantemente classificada entre as 40 melhores escolas de negócios da América Latina e é atualmente o 55º melhor programa de MBA do mundo de acordo com o Eduniversal Rankings 2021.  

Nossa escola ocupa uma posição de liderança dentro da universidade, e nossas metodologias de ensino servem de referência para outras faculdades, incluindo nossas escolas de saúde, ciências e engenharia. Quando testamos uma nova abordagem ou tecnologia educacional, chamamos a atenção de outras escolas.

A UAGM reconheceu um gap nas habilidades que estávamos ensinando e nas habilidades que nossos alunos precisavam para competir em um mercado de trabalho em rápida mudança, então, alguns anos atrás, nossa escola de negócios mudou para um currículo baseado em competências. Queríamos alinhar nosso novo programa com as habilidades exigidas pelos empregadores de hoje. Isso inclui a aplicação de conhecimento de inteligência artificial (IA), big data e análise às práticas comerciais cotidianas, como gerenciamento da cadeia de suprimentos, recursos humanos e marketing. Essas ferramentas e tecnologias não existiam alguns anos atrás, mas agora elas orientam as decisões de negócios em todos os níveis e devem ser componentes essenciais dos programas das escolas de negócios.

Eliminando o gap de habilidades com o HPE Digital Learner

Nosso novo currículo foi um ponto de partida, mas não foi suficiente para fechar esse gap. Um dos meus colegas, o Dr. Antonio Llorens, especialista em sistemas de informação e cientista de dados, pensou em outra maneira de abordar a questão. Ele elaborou um documento de trabalho baseado em uma parceria com HPE que ensinaria e certificaria os alunos nas novas tecnologias da HPE. Ficamos todos empolgados com a ideia, mas a pandemia do COVID-19 interrompeu todos os planos. 

Felizmente, provou ser apenas um revés temporário. Alguns meses após o início da pandemia, a divisão da América Latina da HPE Educational Services entrou em contato com a UAGM e nos pediu para avaliar sua nova plataforma HPE Digital Learner. Vi isso como uma forma de atingir dois objetivos: 1) fechar o gap entre nosso currículo e o conhecimento de ponta que nossos alunos precisavam para competir no mercado de trabalho e 2) implementar o ensino remoto durante a pandemia. 

Na UAGM, incentivamos nossos ex-alunos a continuar aprendendo e aprimorando suas habilidades muito depois de saírem do campus. Achamos que o HPE Digital Learner também seria uma maneira de criar conexões mais profundas com nossos ex-alunos e oferecer oportunidades de aprendizado contínuo para nossos professores, alunos e ex-alunos.

A Netflix das certificações de TI

A HPE Digital Learner se destaca por dois motivos. O primeiro é o amplo espectro de cursos que abrangem tecnologias HPE e tendências mais amplas do setor de TI, como blockchain, serviços em nuvem e gerenciamento de ativos digitais. O segundo é o modelo de assinatura econômica. Seja usado por instituições como a nossa, estudantes ou alunos de pós-graduação, é acessível para todos. Gosto de pensar na HPE Digital Learner como o Netflix das certificações de TI. Você pode fazer quantos cursos quiser por uma única assinatura. Os únicos limites são o seu tempo e motivação.

A Divisão de Negócios, Turismo e Empreendedorismo adotou a HPE Digital Learner para o semestre de janeiro de 2021. Já tínhamos uma estratégia de transformação digital em vigor e queríamos incorporar mais ferramentas de aprendizagem digital, mas isso levaria dois ou três anos. A pandemia nos obrigou a acelerar nossos planos.

Pensamos em fazer parceria com outras empresas para estabelecer nosso currículo futuro e adicionar opções de aprendizado remoto para nossos alunos. No entanto, essas parcerias educacionais apenas prepararam nossos alunos para trabalhar com suas tecnologias específicas. A HPE Digital Learner não para na tecnologia HPE. A plataforma oferece aos alunos uma riqueza de conhecimentos agnósticos em tecnologia e habilidades interpessoais necessárias para o sucesso.

Eliminando o gap de habilidades com o HPE Digital Learner

Estávamos empolgados em lançar nossa parceria com o HPE Digital Learner e iniciamos um pequeno piloto, com sete professores e 25 alunos. Este grupo focal nos permitiu testar a plataforma HPE Digital Learner antes de expandir seu uso na Escola de Negócios e Empreendedorismo e outros departamentos da UAGM. Alguns desses alunos se formaram em maio de 2021 e disseram que planejam usar a plataforma para manter suas qualificações atualizadas e obter novos certificados para avançar em suas carreiras.

A HPE Digital Learner é flexível e beneficiou muito nossos alunos do terceiro e quarto ano. Combinamos a plataforma com nosso currículo para que, à medida que esses alunos se aproximam do final de seus estudos universitários, eles possam usar a HPE Digital Learner para obter certificação em tecnologias de ponta em conjunto com seus cursos regulares. Isso irá melhorar diretamente suas perspectivas de emprego.

Além disso, esse caminho de aprendizagem autodirigida permite que nossos alunos personalizem sua educação para responder às necessidades imediatas do mercado de trabalho. Como resultado, eles podem se formar exatamente com as qualificações que os empregadores procuram.

Dar aos alunos as ferramentas para obter certificações nas tecnologias mais recentes é um bom investimento com maiores benefícios econômicos.

Mudando para um Currículo Baseado em Competências

A parceria da UAGM com a HPE Digital Learner moveu a Divisão de Negócios, Turismo e Empreendedorismo para o espaço da Indústria 4.0. Ajudamos nossos alunos e nossa equipe a dominar as tecnologias – como blockchain e a Internet das Coisas – que impulsionarão os negócios futuros.

Porto Rico pode ser um território dos Estados Unidos, mas precisamos nos manter competitivos em escala internacional. A ilha deve abraçar a mudança para atrair investidores e continuar construindo nossas prósperas indústrias biofarmacêuticas, de dispositivos médicos, produtos de consumo e varejo. Oferecer aos nossos alunos as ferramentas para obter rapidamente as certificações nas tecnologias mais recentes é um bom investimento para a universidade que pagará dividendos à economia porto-riquenha.

As ferramentas de aprendizado remoto, como a HPE Digital Learner, desafiam o status quo no ensino superior e forçam as universidades a reavaliar seu papel em nossos espaços de carreira e tecnologia em rápida evolução. Posso citar-me como exemplo. Tenho MBA em Marketing e doutorado em Negócios Internacionais. Fui executivo de marketing da Leo Burnett, uma das maiores agências de publicidade do mundo, e da Triple-S (uma seguradora Blue Cross/Blue Shield) no final dos anos 1990, e agora leciono e dirijo uma escola de negócios. Eu não poderia ter tido uma carreira tão variada se não tivesse aprendido ao longo da vida. Nem poderia imaginar um MBA de marketing que ensinasse análise junto com branding e publicidade na internet.

Preparando o cenário para a evolução da UAGM

Acredito firmemente que a parceria da UAGM com a HPE Education Services preparou o terreno para o próximo passo na evolução da universidade. A HPE Digital Learner está ajudando nossos instrutores, alunos e ex-alunos a se manterem informados sobre as tendências do setor, a se envolverem no aprendizado contínuo e a atingirem suas metas educacionais e de carreira. Além disso, a HPE oferece assinaturas institucionais e individuais com preços competitivos, tornando o HPE Digital Learner um excelente investimento para a universidade e nossos graduados. Ele abre tantas portas e se paga muitas vezes.

Nos próximos anos, a HPE Digital Learner desempenhará um papel cada vez maior em nosso plano estratégico. Esperamos começar a oferecer certificados especializados junto com nossos graus e diplomas. Por exemplo, estudantes de contabilidade serão certificados como CPAs, e estudantes de MBA especializados em gerenciamento de qualidade obterão suas certificações ASQ, Six Sigma Green Belts ou CQE juntamente com seus diplomas de pós-graduação.

Estou entusiasmado por trabalhar com os serviços de educação da HPE. A parceria pioneira da UAGM é uma inovação internacional na esfera acadêmica e espero que seja um exemplo para as universidades da América Latina e do mundo.

Ser o primeiro em algo pode ser assustador, mas foi uma escolha fácil. A HPE Digital Learner é uma plataforma superior de aprendizagem remota que se alinha com nossa missão como universidade e como impulsionadora da inovação em Porto Rico. Ele prepara os alunos para o mercado de trabalho, mantém os professores informados sobre as tendências do setor, envolve ex-alunos no aprendizado contínuo e amplia o escopo e a eficácia de nosso currículo baseado em capacidade.

Juan Carlos Sosa Varela

Reitor da Divisão de Negócios, Turismo e Empreendedorismo da Universidad Ana G. Méndez

O Dr. Juan Carlos Sosa Varela foi professor visitante na Universidad Nacional de Colombia, Universidad del Pacifico, Universidad del Puerto Rico, Escuela de Organización Industrial de Madrid e Escola de Negócios da Universidade de Colima, no México. A experiência de pesquisa e consultoria do Dr. Sosa é em Marketing Global, Estratégias Regionais de Marketing e Estratégias de Marketing. Seus artigos foram publicados em diversas revistas acadêmicas e profissionais. O Dr. Sosa prestou consultoria para empresas como Cemex, Pepsi, Mattel Brands, Diageo, Puerto Rico’s Credit Unions, Strategos, entre outras.