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Case – O Hospital San Vicente Fundación oferece informações sob demanda para decisões mais rápidas

Estudo de Caso

O Hospital San Vicente Fundación oferece informações sob demanda para decisões mais rápidas

Agilizando a entrega de serviços de saúde

O Hospital San Vicente Fundación tem uma vasta experiência no cuidado complexo do paciente e prioriza a obtenção de dados nas mãos dos prestadores de cuidados para agilizar a tomada de decisões das clínicas.

Agora com quase 100% de tempo de atividade e tempos de consulta melhorados em 60%, o hospital pode acelerar os diagnósticos, o que se traduz em um melhor atendimento geral ao paciente.

Setor: Saúde

Região:
Colômbia

Visão:
Cuidar de populações de alto risco,
O San Vicente Fundación Hospital é uma
instalação médica de portas abertas que usa um modelo de cuidado integrado.

Estratégia:
Permitir que os recursos tomem decisões clínicas mais eficazes, o hospital precisava melhorar a disponibilidade de informações precisas do paciente.

Resultados:

  • Acelera diagnósticos em tempo real de dados;
  • Melhora a experiência do usuário; — o tempo de consulta é 60% mais rápido;
  • Permite eficiência e escalabilidade sem colaboradores adicionais.

Atendimento a pacientes de alta complexidade

O Hospital San Vicente Fundación segue um modelo de atendimento integrado para oferecer cuidados de saúde abrangentes para populações de alto risco por meio de instalações líderes, como serviços cardíacos para crianças, transplantes, oncologia, neurocirurgia funcional e muito mais. Tratando anualmente 40.300 pacientes, administrando 200.000 consultas médicas, realizando mais de 23.500 cirurgias e 12.000 procedimentos, e emitindo mais de 8.500 prescrições por ano, gera uma complexidade de dados significativa. O hospital precisava encontrar uma maneira de colocar dados em tempo real nas mãos dos profissionais de saúde para agilizar os diagnósticos e melhorar o atendimento ao paciente.

Abrindo suas portas em 1934 para qualquer pessoa que necessitasse de cuidados médicos na comunidade, San Vicente atendia principalmente pessoas de baixa renda. Hoje, é uma das instituições médicas mais reconhecidas da Colômbia por sua vasta experiência em atendimento a pacientes complexos, diagnóstico e suporte terapêutico, serviços cirúrgicos, pesquisa médica e treinamento universitário

San Vicente atende populações de alto risco e segue um modelo de atendimento integrado. Todos os dias, seu sistema de informação lida com mais de 4.500 pedidos clínicos para gerenciar procedimentos, laboratórios, imagens de diagnóstico e serviços médicos. “Precisávamos renovar nossa plataforma de TI para que os profissionais de saúde pudessem acessar as informações que precisamos em tempo hábil”, afirma Edwin José Flórez Osorno, analista de TIC da San Vicente Fundación Hospital. “Um atraso na entrega de informações pode afetar adversamente o atendimento ao paciente.”

Acelerando o atendimento ao paciente com bons dados

Como a demanda por seus serviços de pacientes locais e estrangeiros aumentou, San Vicente teve que modernizar suas operações e agilizar seus processos. Os tempos de resposta eram lentos, os retornos de falhas demoravam muito e a escalabilidade era limitada. A falta de velocidade na geração de dados retardou o processo de realização até mesmo de atendimento de rotina ao paciente.

Antes de atualizarmos nosso sistema SAP® ERP, o backup era um problema real: levaria três dias. Agora, temos várias cópias de dados, de hora em hora”, diz Flórez Osorno.

Ficou claro que os resultados da plataforma do San Vicente não estavam atendendo as necessidades dos serviços complexos do hospital. Trabalhando com Parceiro da HPE, Team IT, o hospital escolheu a HPE GreenLake, uma solução de plataforma de edge-to-cloud que proporciona um ambiente completo para sua produção, qualidade testes, ambiente de SAP ERP, armazém de negócios e sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente.

Flórez Osorno observa: “O cuidado de um paciente pode ser complicado se ele não receber um diagnóstico devido; a velocidade nos tempos de resposta do sistema de informação agora nos permite reduzir esses riscos.”

Proteger as informações do paciente durante uma pandemia

San Vicente foi incumbido de cumprir as novas regras de proteção de dados, o que só fez aumentar a urgência em atualizar a tecnologia do hospital. A Colômbia promulgou regulamentos para o tratamento e proteção de dados pessoais e, em 2017, o Ministério da Saúde e Proteção Social emitiu orientações para gerenciamento, custódia e disposição de prontuários médicos.

“Uma solução on-premise que nos permite garantir mais facilmente a conformidade com os regulamentos de proteção de dados do paciente”, diz Flórez Osorno. Usando uma solução HPE StoreOnce com backup da Veeam, o hospital melhorou a recuperação de desastres e o backup/replicação de dados. O backup anterior de três dias agora é concluído de hora em hora, ajudando o hospital a superar possíveis ataques de ransomware e a se proteger contra a perda de dados vitais necessários para o atendimento de qualidade ao paciente.

Além disso, o início da pandemia de COVID-19 levou à digitalização urgente de muitos processos e registros de atendimento ao paciente. “A telessaúde aumentou, as reuniões por videoconferência passaram a ser diárias e os treinamentos virtuais também cresceram”, explica Flórez Osorno.

Atendendo às necessidades de forma rápida e flexível

“Para alcançar a transformação digital e melhorar a conformidade de nossa organização, precisávamos atualizar nossa versão do SAP ERP e mudar seu banco de dados de Oracle® para SAP HANA®”, afirma Flórez Osorno. “Isso nos levou a procurar uma solução de TI de alto desempenho, confiável, redundante e escalável.”

O San Vicente consegue acelerar a entrega de serviços de saúde e os tempos de resposta de aplicativos principais com a plataforma HPE GreenLake, juntamente com os módulos HPE Synergy 480 Compute e HPE ConvergedSystem 500 para SAP HANA. “O HPE Synergy oferece grande capacidade de computação em muito pouco espaço”, afirma Flórez Osorno. “Isso nos mantém flexíveis em nosso acesso ao armazenamento e à computação.” Agora, o hospital tem acesso rápido a informações clínicas para atendimento ao paciente. O San Vicente também optou por implementar a solução para flexibilidade de desempenho, capacidade e eficiência para alimentar qualquer carga de trabalho.

O hospital escolheu o armazenamento HPE 3PAR e HPE StoreOnce com backup Veeam para complementar seu ambiente de TI, fornecendo armazenamento de rede de alto desempenho e espaço de armazenamento otimizado. Anteriormente, a equipe de TI atribuía horários separados para os departamentos realizarem determinadas consultas que consumiam recursos computacionais significativos porque degradariam o desempenho do sistema.

“A nova solução permite que todos os grupos trabalhem simultaneamente sem limitações, o que melhora a eficiência geral do local de trabalho. O hospital tem tempos de resposta mais rápidos para análises e relatórios, o que permite aos administradores tomar decisões mais rápidas e de qualidade, que geram melhores resultados para os pacientes”, diz Flórez Osorno.

“O faturamento também melhorou. Antigamente, levava mais de um mês para consolidar contas particularmente complexas, mas agora as contas ficam prontas instantaneamente quando os pacientes saem do hospital.”

 

“Precisávamos renovar nossa plataforma de TI para que os profissionais de saúde pudessem acessar as informações necessárias em tempo hábil. Um atraso na entrega de informações pode afetar adversamente o atendimento ao paciente.”

Superando as expectativas de desempenho

“A nova solução alcançou o desempenho, estabilidade, confiabilidade e conformidade exigidos pelo hospital”, afirma Flórez Osorno. “E a experiência do usuário também melhorou.”

Com a nova plataforma HPE GreenLake instalada, mais de 3.000 funcionários no San Vicente agora desfrutam da capacidade de acessar e gerar dados em tempo real. O portfólio de soluções permite que o hospital execute operações críticas e fortaleça seus processos de ponta a ponta nos serviços de atendimento e suporte ao paciente, garantindo quase 100% de tempo de atividade.

A mudança nos tempos de resposta é particularmente notável – reduzindo em até 60%. De acordo com Flórez Osorno, “as consultas que antes levavam cerca de 900 a 1.000 milissegundos agora levam aproximadamente 300 milissegundos”.

Os membros da equipe podem carregar grandes conjuntos de dados em um único sistema muito mais rapidamente, acelerando seus tempos de resposta às solicitações. Com as configurações flexíveis da nova solução, os aplicativos podem ser consolidados em uma plataforma centralizada, ajudando a reduzir custos. “O novo sistema é três a quatro vezes mais rápido que o anterior, graças ao alto desempenho da plataforma HPE GreenLake e às conexões de rede de pelo menos 10 gigabits por segundo”, diz Flórez Osorno.

Escolhendo os parceiros certos

“O San Vicente tem um relacionamento de longa data com a HPE, o que nos dá muita confiança”, afirma Flórez Osorno. A organização adotou pela primeira vez uma solução HPE sob medida há cerca de três anos, quando San Vicente não tinha condições de fazer um investimento inicial substancial em sua propriedade de TI. “A plataforma HPE GreenLake oferece um pagamento por uso com a escalabilidade e a economia exigidas pelo hospital”, diz Flórez Osorno. O hospital agora usa a plataforma HPE GreenLake para oferecer suporte a seu sistema principal, mais de 130 servidores de máquinas virtuais e funções de backup on-premises.

“O Team IT acompanhou-nos ao longo deste processo de renovação tecnológica. Eles fizeram o dimensionamento da solução HPE Synergy para a migração da infraestrutura de virtualização junto com a HPE”, explica Flórez Osorno.

Aliviando o fardo da TI complexa

O San Vicente agora pode implantar rapidamente novos servidores, dimensionar com facilidade e prestar mais atenção aos serviços críticos de negócios. A administração é simples e intuitiva. “No ano passado dobramos a memória RAM dos servidores onde roda o SAP ERP”, conta Flórez Osorno. “A atualização foi realizada em uma janela de manutenção planejada.”

Ele continua: “O HPE Synergy reduziu a complexidade da operação da plataforma e das tarefas de monitoramento ao centralizar informações de rede, armazenamento e computação”. Com serviços unificados em uma única plataforma, Flórez Osorno e sua equipe não precisam mais gerenciar infraestruturas de vários fornecedores. “Automatizamos o provisionamento e a implantação de novos servidores usando modelos.”

A unidade de TI do hospital também é capaz de alcançar maior eficiência e escala sem aumentar seu número de funcionários. Ter uma solução integrada de gerenciamento de tecnologia reduziu os tempos de implementação. Satisfeito com o uso de soluções como um serviço pré-pago, o hospital decidiu mudar seus outros requisitos de TI para utilizar a plataforma HPE GreenLake. Ela mudou seus sistemas de backup e recuperação e mais de 130 de suas máquinas virtuais agora estão na plataforma HPE GreenLake.

“O hospital tem tempos de resposta mais rápidos para análises e relatórios, o que permite que os administradores tomem decisões mais rápidas e de qualidade, que geram melhores resultados para os pacientes.”

“Consultas que anteriormente levavam cerca de 900 a 1.000 milissegundos, agora levam aproximadamente 300 milissegundos.”

Oferecendo saúde para o futuro

O San Vicente está confiante de que pode atender às necessidades em constante mudança de seus serviços de saúde ao fazer parceria com a Team IT e a HPE.

O hospital está apostando na HPE para fornecer todo o suporte de que precisa para continuar a executar com eficiência seus ambientes SAP e não SAP e permitir que ele ofereça cuidados de saúde excelentes e eficazes no futuro.

“Esperamos que a solução HPE GreenLake continue crescendo e nos permita atender às necessidades de TI do hospital”, conclui Flórez Osorno.

Edwin José Flórez Osorno

Analista de TIC, Hospital Fundación San Vicente

Sou um profissional com vasta experiência em Networking. Caracterizo-me pela minha constante vontade de aprofundar conhecimentos e competências em redes de dados. Isso me permite contribuir para a otimização e melhoria da infraestrutura de TI das empresas para as quais presto meus serviços. Possuo também conhecimento em virtualização, especificamente em produtos Vmware.

Sou uma pessoa íntegra, tolerante, responsável e proativa. Adoro enfrentar desafios e reagir adequadamente a situações de alta pressão. Tenho capacidade de trabalho em equipa, adapto-me facilmente a diferentes ambientes de trabalho, procuro sempre soluções para os problemas que me surgem e procuro resolvê-los da forma mais eficiente possível.

Concluí meus estudos de engenharia na Universidade Nacional da Colômbia, Medellín, e concluí um mestrado em Gestão de Sistemas na Universidade de Barcelona, ​​​​modalidade virtual. Atuei em áreas de infraestrutura de TIC em empresas de tecnologia e na área de Saúde.